Sumário Aula 2 | 25 de Fevereiro

Iniciação do desenho tridimensional em AutoCad e criação de sólidos e planos


A aula do dia 25 de fevereiro foi a primeira aula na qual começamos a trabalhar a tridimensionalidade no programa AutoCad, nesta aula começamos por desenhar pontos no espaço de forma a entendermos conceitos e regras básicas do desenho em três dimensões.
Começamos por desenhar 3 pontos no espaço e com o comando 3DFACE juntamos cada um deles de forma a criarmos um plano, com o comando SHADE colorimos o plano triangular de forma a destacar o resultado. 
O segundo elemento desenhado foi uma pirâmide, esta pirâmide foi construída a partir do desenho em planta da mesma e do rebatimento de uma das suas fases, de forma a multiplicar a mesma utilizamos o comando ARRAY POLAR, o qual permitiu a construção desta. 
O último elemento desenhado foi um paralelepípedo; a partir de comandos como EXTRUDE e OFFSET o paralepído passou de ser um sólido a ser uma caixa oca; o seguinte passo foi subtrair elementos sólidos de duas fases do mesmo de forma a representar vãos de um edifício.
Foram utilizados outros comandos como DDPTYPE, 3DORBIT, ALIGN, ROTATE, SLICE, UNION, SUBTRACT, COLUMNS e ROWS.
Além dos comandos e os sólidos criados foi importante o entendimento de conceitos como: coordenadas (relativas e absolutas), pontos, eixos, etc. 


Lista de comandos utilizados e função deles: 

POINT: permite marcar pontos no espaço, estes facilitam o desenho ao estarem colocados em coordenadas específicas.
DDPTYPE: permite mudar o grafismo do ponto. 
3DFACE: cria faces tridimensionais.
LINE: permite desenhar linhas no espaço. 
POLYLINE: cria linhas contínuas que em contexto tridimensional facilita a criação e planificação de planos. 
SHADE: permite sombrear os sólidos.
ARRAY (POLAR): permite repetir os elementos a partir de um centro. 
EXTRUDE: a sua função é a de extrudir formas ou planos e converté-los em sólidos.
OFFSET: é usado para criar linhas paralelas e círculos concêntricos, isto através de um ponto ou uma distância específica.
UCS (3P): permite alterar a posição dos eixos x,y e z.
UCS (WORLD): os eixos voltam à sua posição original. 
3DORBIT: permite navegar no desenho de forma tridimensional, isto permite visualizar os objetos de diferentes pontos de vista. 
ROTATE: permite a rotação dos objetos.
SLICE: corta os sólidos, pode ser feito a partir de 3 pontos, e também é possível manter as duas partes do sólido cortado.
UNION: une sólidos e superfícies. 
SUBTRACT: cria novos objetos a partir da subtração de regiões e sólidos sobrepostos. 




Comentários