Sumário Aula 3 | 4 de Março

Sólidos e Museu de Arte Contemporânea de Niterói


A aula 3, no dia 3 de Março começou com um breve resumo do que foi feito na aula anterior; além disto  a professora destacou a importância do conhecimento das bases da geometria, para ser de mais fácil compreensão as transformações geométricas feitas com as ferramentas e comandos do AutoCAD. 
Nesta aula foram construídos 2 objetos, o primeiro uma união entre dois paralelepípedos utilizando diferentes planos; e o segundo, um modelo 3D do Museu de Arte Contemporânea de Niterói do Oscar Niemeyer, partindo de uma secção do edifício já existente. 

Para a realização do primeiro sólido, foram utilizados comandos como EXTRUDE, SUBTRACT, POLYLINE, SLICE e UNION, é importante destacar que para a realização do mesmo foi importante perceber a forma em que os eixos determinam como é que se comportam os objetos dentro de um plano, por esta razão foi importante entender a função do comando UCS. O resultado final foi um objeto conformado pelos dois paralelepípedos.



Para a realização do modelo do Museu de Arte Contemporânea do arquiteto Oscar Niemeyer, foi utilizada como base uma secção do mesmo, e a partir de comandos como POLYLINE, ISOLINES, SURFTAB 2 e REVOLVE, foi construída a figura; nesta figura foi importante entender o conceito de revolução e o comportamento dos objetos a partir de um eixo. O resultado final permite ter uma representação do edifício, sendo possível entender as suas partes. 




Lista de comandos utilizados e função deles: 

POLYLINE: cria linhas contínuas que em contexto tridimensional facilita a criação e planificação de planos. 
SHADE: permite sombrear os sólidos.
EXTRUDE: a sua função é a de extrudir formas ou planos e converté-los em sólidos.
OFFSET: é usado para criar linhas paralelas e círculos concêntricos, isto através de um ponto ou uma distância específica.
UCS (3P): permite alterar a posição dos eixos x,y e z.
UCS (WORLD): os eixos voltam à sua posição original. 
3DORBIT: permite navegar no desenho de forma tridimensional, isto permite visualizar os objetos de diferentes pontos de vista. 
ROTATE: permite a rotação dos objetos.
SLICE: corta os sólidos, pode ser feito a partir de 3 pontos, e também é possível manter as duas partes do sólido cortado.
UNION: une sólidos e superfícies. 
SUBTRACT: cria novos objetos a partir da subtração de regiões e sólidos sobrepostos. 
ISOLINES: especifica o número de linhas de contorno apresentadas nas superfícies curvas de sólidos 3D.
SURFTAB 2: define o número de tabulações (divisões) a gerar para o comando RULESURF.
RULESURF: cria malhas que representam a superfície entre duas linhas ou curvas.
REVOLVE: cria um sólido ou superfície 3D a partir de revoluções, isto quer dizer, rodando um objeto em torno de um eixo.









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