Sumário Aula 6 | 25 de Março

Aula teórico-prática - AutoLisp


A primeira parte da aula foi uma apresentação sobre o funcionamento do AutoLisp. Inicialmente a professora falou-nos sobre uma proposta realizada sobre o concurso para o porto de Helsinki no qual foi utilizado uma linguagem funcional (lisp processing) que cria funções a partir de procedimentos que finalmente acaba por criar objectos.  


O AutoLISP foi desenvolvido para o AutoCAD e utiliza os comandos do mesmo para criar rotinas, algoritmos. Para o entendimento do mesmo baseámo-nos-nos no Manual entendendo assim as diversas funções e a importância do funcionamento do próprio algoritmo para os comandos funcionarem. 


Tipos de elementos no AutoLisp: 

- Símbolos: A 2 b 

- Variáveis: 

  Listas (A 2 b) ou (1.0 3.46 9.1) 

  Strings “A 2 b”

  Reais 1.0 5.678

  Inteiros 3 

- Funções: são comandos setq; getdist etc

- Expressões: permitem efetuar uma ação ( + 5 4 )


A partir destes elemento criam-se estruturas de programação. 


Como parte da aula prática foi utilizado uma rotina existente, que irá criar um novo comando para utilizarmos no AutoCad. A rotina foi copiada no NotePad+ ou no Brackets e guardado como 1234.lsp.



Este ficheiro foi carregado num ficheiro de AutoCad utilizando o comando APPLOAD, a seguir escrevemos 1234, já conseguindo utilizar o comando, que foi criando círculos numerados que seriam inseridos onde o utilizador carrega-se. Isto foi criando os diversos círculos em vários pontos do model. 






Comentários